Primeira formação Saberes Indígenas de 2017 traz a participação da Professora Maria Pimentel

Por: Bruna Graziela Cordeiro - 1º de Março de 2017

Para discutir o tema Fundamentos Epistemológicos, Pedagógicos e Políticos da Educação Indígena, o OPARÁ e a UNEB Campus VIII trouxe da Universidade Federal de Góias, a professora Maria Pimentel para provocar o debate e as reflexões nos professores do Programa Saberes Indígenas na Escola. O encontro aconteceu de 04 à 06 de janeiro do corrente.

 

Com diversos livros lançados na área, a professora Maria Pimentel tem longa experiência em educação intercultural, é professora do Núcleo Takinah de ensino superior indígena e coordena o Curso de Especialização em Educação Intercultural eTransdisciplinar da rede UFG/UFMA.  

“Nossa escola vem de uma matriz colonial eurocêntrica ocidental. Os saberes indígenas visam uma matriz que desmantele essa visão e tem como desafio criar uma matriz intercultural. Os saberes indígenas é uma grande matriz epistêmica, portanto nosso desafio é transformar os saberes indígenas na escola em uma política pública”. Afirmou Maria Pimentel na sua fala de abertura.

 

Para o Programa Saberes Indígenas da Bahia essa participação representa o aprofundamento dos conceitos e a qualificação das práticas pedagógicas nas escolas indígenas do sertão do Brasil. A capacitação ocorreu na UNEB Campus VIII, onde possui total apoio da direção da universidade, no que cerne toda a logística para seu funcionamento. Trata-se de parceria relevante e imprescindível para todos os envolvidos.

Durante o encontro muitas reflexões foram levantadas, entre a de que os saberes indígenas são em si a matriz epistêmica para trabalhar as questões do que vem a ser de fato a educação escolar indígena. A pedagogia indígena não se ocupa apenas em transmitir conhecimentos e informações, mas também em ser parte integrante desses conhecimentos e informações. Para os indígenas o conhecimento não é apenas algo para ser comentado e acumulado: é algo para ser vivido.

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: