• ASCOM OPARÁ

O Estado e os Povos Indígenas no Brasil

Atualizado: 24 de Abr de 2018

Tv Opará - Vídeoaulas

Publicado por: Bruna Cordeiro, 24/04/2018, às 10h10


Créditos: Domínio Público, Acervo google

Confira as três primeiras videoaulas produzidas a partir do acervo do Curso de Formação Política de Lideranças Indígenas, realizado pelo Centro Indígena de Estudos e Pesquisa (Cinep), pelo Laced/Museu Nacional/UFRJ, pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB). E destinam-se a subsidiar a formação política e intelectual de lideranças, pesquisadores e estudantes indígenas no ensino superior, com vistas a fins práticos e reflexivos.


A série procura, para tanto, fornecer ao público indígena um olhar crítico sobre o Brasil e as instituições políticas de países moldados pela colonização europeia. Nossa intenção é que esse olhar seja compatível à perspectiva de seu pertencimento diferenciado ao Estado nacional brasileiro como cidadãos indígenas, e lhes permita criticar e produzir conhecimento alternativo, por meio de seus próprios interesses e processos de pesquisa.


VIDEOAULA 1 – DIREITO INTERNACIONAL


Apresenta a trajetória do direito internacional moderno, que passa a assumir como sujeitos de direitos não apenas os Estados, mas também as organizações internacionais, as organizações regionais, os direitos humanos e, consequentemente, os direitos indígenas.


Ana Valéria Araújo é advogada, especializada em direitos indígenas e direito socioambiental. Atualmente é coordenadora executiva do Fundo Brasil de Direitos Humanos e integrante da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



VIDEOAULA 2 – INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL (COMITÊS, CONFERÊNCIAS E CONSELHOS)


Mostra o cenário de participação indígena nas políticas indigenistas e suas contradições: até que ponto o chamado controle social e a participação têm contribuído para que os pontos de vista dos povos indígenas prevaleçam?


Ailton Dias dos Santos é agrônomo e consultor na Assessoria e Serviços a Projetos de Agricultura Alternativa (Aspta), no Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB) e no Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).



VIDEOAULA 3 – ÍNDIOS NAS CIDADES


Questiona a forma como aprendemos a pensar na existência dos povos indígenas no Brasil, bem como as práticas do Estado, que muitas vezes negam o reconhecimento dos direitos indígenas àqueles que não vivem em aldeias.


João Pacheco de Oliveira é antropólogo, professor titular de Etnologia do Museu Nacional–UFRJ, onde também é co-coordenador do Laced. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (1994-1996) e tem extenso envolvimento com o movimento indígena no Brasil, em especial na Amazônia e no Nordeste.


Caderno de Atividades

Faça aqui download do caderno completo de atividades

https://docs.wixstatic.com/ugd/bb90f9_fa0d5caf868248cbbb2ba6fe0e5d1924.pdf

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: