• ASCOM OPARÁ

Filmes para refletir sobre Descolonização da Educação e Povos Indígenas

Atualizado: 24 de Abr de 2018

A Equipe da Rádio Yandê reuniu uma lista com 12 filmes para refletir sobre Descolonização da Educação e Povos Indígenas.

Publicado por: Rádio Yandê


Escolarizando o Mundo


(Schooling the World, 2010)


O filme mostra como educação ocidental foi imposta aos povos, modificando seu modo de viver e crenças. A força do etnocentrismo por trás dos projetos educacionais, que dizem querer ajudar os jovens conquistar uma vida melhor. As falhas da educação institucional e desvalorização das culturas que não fazem parte das correntes de pensamento ocidentais.Os questionamentos sobre definições de riqueza e pobreza ou conhecimento e ignorância são feitos durante todo o documentário.O papel das escolas na época da colonização na destruição do conhecimento tradicional.


A Educação Proibida


(La Educación Prohibida, 2012)

Produzido no ano de 2012, questiona a escolarização moderna e propõe um novo modelo educativo.Crítica o sistema “PRUSSIANO” originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18.


As escolas são colocadas são como fábricas e presídios, com portões, grades e muros; horários de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. O sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos para servir ao sistema; qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será “proibida”.

Direção: Germán Doin


Pisa Ligeiro (2010)


O título se refere à canção que o povo Xucuru-Kariri cantava em Pernambuco numa manifestação: “Pisa ligeiro, quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro”.

Direção: Bruno Pacheco de Oliveira.

Produção e Roteiro: João Pacheco de Oliveira.

Realização: Museu Nacional/LACED.




7 – Nossos espíritos não falam inglês


(Our Spirits Don`t Speak English, 2008)


Mostra a história obscura da antiga política do governo americano que tirou as crianças indígenas de suas famílias e as obrigou a ficar em internatos em que recebiam uma educação ocidental e religiosa para serem integrados.




0 visualização

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: