• ASCOM OPARÁ

Projeto Histórias da Tradição

Atualizado: 24 de Abr de 2018

Por: Bruna Graziela Cordeiro, 24/04/2018

Histórias da Tradição é uma ponte para a aproximação entre os povos indígenas e o povo das cidades através da beleza das histórias, das narrativas tradicionais, da força da Palavra Criadora. A primeira etapa do projeto aconteceu em 2014, com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e realização da Ikore, trazendo para o público o acervo precioso de histórias contadas nas aldeias pelos narradores tradicionais dos povos Karajá  e Xavante.


Créditos: Ilustração da HISTÓRIA CONTADA SOBRE A ORIGEM DOS CANTOS DA FURAÇÃO DE ORELHAS – POVO MEHINAKU

A etapa atual, com apoio do Rumos Itaú Cultural, Histórias da Tradição faz um mergulho na cultura oral do povo Mehinaku, do Alto Xingu. Uma oportunidade para que o público, indígena e não indígena, entre em contato com as culturas e a sabedoria desses povos. Como resultado da parceria com as aldeias Fontoura e Etenhiritipá, o projeto editou os livros: “Ynyxiwè que trouxe o sol e outras histórias do povo Karajá”,   “Aihö’ ubuni – O Lobo Guará e outras histórias do povo Xavante” e agora, juntamente com a aldeia Uyaipiuku, o livro mais recente“Kuwamutü que criou o mundo e outras histórias do povo Mehinaku”.


Neste espaço virtual estão reunidos: vídeos dos narradores indígenas, áudio das histórias nos idiomas nativos, fotografias, textos, desenhos, depoimentos e ainda algumas histórias em português, num trabalho de recriação das narrativas orais.


Histórias da Tradição é uma resposta ao pedido dos velhos sábios das aldeias que acreditam que as novas tecnologias, quando apropriadas e conduzidas pelas comunidades, podem ser armas importantes para a manutenção e valorização das tradições.

Nosso desejo é que o projeto venha a contribuir para o fortalecimento da identidade e das culturas indígenas, para o encantamento do público e para a conquista do respeito aos povos originários de nosso país.


Para saber mais: http://historiasdatradicao.org/ouvir-historias/


36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: