top of page
  • Foto do escritorASCOM OPARÁ

OPARÁ/UNEB FAZ LANÇAMENTO DE PLATAFORMA ONLINE PARA FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS INDÍGENAS

Atualizado: 10 de nov. de 2020

Por: Tatiane Cataá Tuxá

(Coordenadora Indígena Regional SEC/BA e Pesquisadora do OPARÁ/UNEB)


A situação social e principalmente educacional que a chegada do COVID-19 colocou o nosso país, evidenciou o principio das Comunidades e Povos Tradicionais quanto a viver e construir projetos com e para coletividade, como melhor caminho para o bem viver. A humanidade, em tempo de pandemia, ver-se forçada a perceber que só com união em regime de colaboração coletiva poderá superar as dificuldades vividas.

Reafirmando o seu compromisso com os Povos Indígenas a Universidade do Estado da Bahia através do OPARÁ – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação, disponibiliza para toda Comunidade Escolar Indígena um espaço com materiais didáticos, pedagógicos, literários, exercícios, textos e relatos de experiências, elaboradas por professores indígenas da Educação Básica no Norte-Oeste da Bahia e por estudantes da Licenciatura Escolar Indígenas/UNEB Campus VIII no exercício de prática de ensino na perspectiva de fortalecer e subsidiar os planos pedagógicos e atividades para estudantes indígenas durante o isolamento social e suspensão de aulas. O designer do ambiente está disponível no site www.oparauneb.com na ABA EDUCAÇÃO INDÍGENA/COVID19​ com a seguinte estrutura:

· Material Didático: produções dos próprios professores e professoras indígenas na Ação Saberes Indígenas na Escola publicadas pelo OPARÁ

· Literatura: livros com narrativas indígenas, identidades e Cultura, também produzidos pelos professores e professoras indígenas no Programa Ação Saberes Indígenas na Escola, publicados pelo OPARÁ, além de outras obras literárias para ajudar as crianças a se divertirem viajando no mundo da leitura

· Propostas Pedagógicas: traz sugestões de atividades, sequências didáticas visando a socialização das práticas pedagógicas e de conteúdos que auxiliarão os estudantes das escolas indígenas da educação básica. Nesta mesma Aba é indicado também, textos, livros, vídeos e links de outras Instituições na perspectiva de auxiliar os planejamentos das atividades e a formação dos professores.

Os indígenas compõem um segmento da sociedade forjado na luta, persistência e perseverança. Povos guerreiros e criativos, que há 520 anos enfrenta um processo de exclusão em todos os campos. A educação é também uma forma de resistência na luta por autonomia e autodeterminação.

Compreendendo o papel e a responsabilidade social do OPARA/UNEB e sua missão de compartilhar o conhecimento, a ABA deixa à disposição materiais, frutos de pesquisas e formações para subsidiar o planejamento dos professores, atividades e para manter o foco dos estudantes indígenas nas aprendizagens.

108 visualizações0 comentário
bottom of page