• ASCOM OPARÁ

MEC disponibiliza material para baixar

MEC disponibiliza material sobre a cultura afro-brasileira para download gratuito


O portal do Ministério da Educação (MEC), atendendo a demandas como as prescritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola, definida a partir da Resolução CNE/CEB nº 8, disponibiliza um vasto material sobre a cultura Afro- Brasileira para download.


Este documento foi elaborado considerando as especificidades destas comunidades e teve com ampla participação de representantes das comunidades remanescente de quilombos. Nele se revisa a perspectiva ideológica da formulação de currículos escolares, respeitando os valores históricos e culturais dos alunos e professores das comunidades remanescentes de quilombos. Essas diretrizes atendem as deliberações da Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2010) e ao acordo firmado no I Seminário Nacional de Educação Quilombola realizado em 2010.


Destaca-se o Programa Brasil Quilombola que reúne ações integradas entre diversos órgãos governamentais para as comunidades remanescentes de quilombos. O objetivo deste Programa Brasil Quilombola é transformar as condições de vida destas comunidades, conforme o previsto no Decreto Nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, que trata da regularização fundiária de terras de quilombos e define as responsabilidades dos órgãos governamentais, bem como o previsto no Decreto Nº 6.261, de 20 de novembro de 2007, que dispõe sobre a gestão integrada para o desenvolvimento da Agenda Social Quilombola no âmbito do referido programa.


Abaixo, seguem alguns títulos da Coleção Educação para Todos lançada pelo Ministério da Educação e pela UNESCO em 2004. As publicações podem ser encontrados neste link.

Imagem retirada do site: historiahoje

Fonte: http://www.reparacao.salvador.ba.gov.br


35 visualizações

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: