top of page

LANÇAMENTO DO LIVRO POVO PANKARARU - IFSertãoPE

Atualizado: 12 de dez. de 2023



Com organização do IF Sertão de Pernambuco, ocorreu no dia 08 de dezembro de 2023, no auditório da Fundação Nilo Coelho, localizado na cidade de Petrolina – PE, o lançamento do Livro do Programa Saberes Indígenas na Escola, intitulado como, “Serras, nascentes e grutas: patrimônios naturais, culturais e identitários do povo indígena Pankararu”. O evento contou com a presença de representantes dos povos Pankararu, Pankará, Tuxá, Pipipã, Atikum e Truká, bem como representantes do Centro de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ.


O primeiro momento iniciou-se a abertura com os cantos ritualísticos dos povos indígenas das etnias ali presentes, o logo abriram-se os diálogos referentes ao programa Ação Saberes Indígenas na Escola, criado pelo Ministério da Educação na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi, trazendo um pouco sobre seu objetivo, sua trajetória e suas conquistas. Esse diálogo teve contribuição do pró-reitor Jean Carlos Coelho, da professora Edivania Granja, coordenadora-geral do programa ações dos saberes Indígenas na Escola IFSertãoPE, Tati Tuxá e de Rosilene Tuxá que esteve presente de forma online, visto que a mesma esteve impossibilitada de comparecer no evento de forma presencial. Hoje o programa conta com representantes dos povos Atikum, Truká, Pankararu, Entre Serras, Pankararu, Pankará, Pipipã e Truká, e 13 povos indígenas das regiões Norte e Oeste da Bahia, atualmente contabilizando 450 indígenas participam do programa.


Houve a socialização de cada etnia sobre de como estava se dando o funcionamento do programa e sua contribuição nas práticas de ensino, na transmissão do saber e na produção de matérias e livros didáticos. A produção dos materiais didáticos específicos para as comunidades foi das pautas principais, visto que, os livros didáticos ofertados pelo MEC não contemplam a realidade e as especificidades das mesmas.


Texto: ASCOM/OPARÁ

Fotografias: Camila Brandão

Vídeo: Camila Brandão



111 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page