• ASCOM OPARÁ

Comunidades Quilombolas de Jeremoabo BA realizam intercâmbio cultural

As comunidades quilombolas do município de Jeremoabo BA realizou intercâmbio cultural, neste domingo (15.03) no Sítio Alagoinhas, na propriedade de Juscelino, reunindo as comunidades de Bananeirinha, Adriana, Viração, Ciriquinha, Baixão de Cima, Tranqueira, Juazeiro dos Capotes, Tapera e Baixa dos Quelés tendo como comunidade convidada, o Estaleiro de Cima. O intercâmbio acontece a cada 60 dias e é uma importante troca de experiências entre as comunidades.

No primeiro momento, ocorreu uma caminhada até o Rio Vermelho, ao som de músicas afro, com Oração da Manhã e muita reflexão sobre a continuidade do movimento.

No evento foram discutidos vários temas relativos ao movimento:

· Avaliação geral da última celebração do Novembro Negro em 2019. O movimento entende que a celebração deste ano vai ser preciso algumas modificações, que serão discutidas ao longo do ano.

· EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: Os alunos estão sendo tirados de suas comunidades, a exemplo do acontecido recentemente com alunos da Bananeirinha e Adriana. O Conselho vai começar a lutar por uma reorganização da educação quilombola no municipio, buscando parceria da Secretaria de Educação e UNEB, pela necessidade de uma Educação mais contextualizada.

· TARIFA SOCIAL QUILOMBOLAS: as comunidades precisam levantar quem está recebendo a tarifa social de energia elétrica em suas comunidades. Objetivo é regularizar quem não está recebendo.

· ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: embora alguns produtores ainda não receberam repasse de recursos relativo às vendas dos últimos meses do ano passado, foi destacado que o Programa tem os quilombolas como público prioritário e porisso é importante ocuparmos este espaço.

· Repassadas informações da Reunião do Opará UNEB que teve a participação de Pedro Son, Zé Romildo e Stela, na última sexta-feira, 13.03, em Paulo Afonso BA, importante para um grande projeto a ser implantado em nosso município e que logo vai ser divulgado..

· Repassadas informações do evento da Arcas em Cicero Dantas que teve a participação de alguns quilombolas e que tratou de uma avaliação da Agricultura Familiar.

· Reflexão do 13 de Maio: decidiu-se realização e um evento em maio como reflexão da data da propagada libertação dos escravos. Inicialmente marcada para 17 de maio, na Serra da Santa Cruz, com paradas de reflexão. A data vai ser confirmada após entendimentos com o Padre Ramos.

· Reunião do Conselho> próxima reunião será dia 04.04.2020, 09 horas, no Salão Paroquial.

No evento também foi escolhida o local da celebração da Consciência Negra neste ano.

A comunidade do BREJINHO foi a comunidade escolhida.


0 visualização

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: