top of page

CÂMARA TÉCNICA DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS DO COMITÊ DE BACIAS HIDROELÉTRICAS DO SÃO FRANCISCO REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA EM BRASÍLIA. OPARÁ ATUANTE!




Nos dias 13 e 14 de março de 2024 aconteceu em Brasília a reunião ordinária da Câmara Técnica de Povos e Comunidades Tradicionais do Comitê de Bacias Hidroelétricas do São Francisco. Na ocasião houve a entrega dos Relatórios de Demandas levantadas em dois Grandes Seminários dos Povos Indígenas e dos Quilombolas de toda Bacia com apoio da UNE e UNIRIOS, realizados na cidade de Paulo Afonso, aos Ministérios do Meio Ambiente, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Desenvolvimento Agrário; INCRA, FUNAI e SEPPIR.


O OPARÁ-UNEB que tem pesquisadores em três Câmaras do CHBSF representando diversas entidades governamentais e não governamentais, aproveitaram a estadia em Brasília para apresentar os seus projetos e buscar parcerias na implantação do Novo Campus Intercultural. A criação do Departamento de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas em parceria com o Comitê Hidrográfico de Bacias do São Francisco foi um dos pontos altos do discurso do presidente do Comitê José Marciel Nunes de Oliveira. O Coordenador do Sub Médio São Francisco, Claudio Ademar, também falou do orgulho do Comitê de Bacias contribuir na consolidação deste Campus Acadêmico, que além de trazer autonomia dos Povos Tradicionais na gestão do território, fomentará a pesquisa científica para o domínio de técnicas de produção apropriadas aos povos da Bacia, garantir sustentabilidade, manejo, conservação e preservação do Rio São Francisco e seus afluentes.


Dos pesquisadores do OPARÁ estiveram presentes a coordenadora do Centro professora Floriza Sena, Claudio Ademar, Wilson Simonal Quilombola e Uilton Tuxá.

7 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page