Pesquisador/a Visitante

Anny Carneiro Santos

Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social na Fundação Visconde de Cairu; Graduada em História, Pesquisadora do Centrode Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação/OPARÁ, atuando como membro do Grupo de Formação e Pesquisa Indígena, no Programa Saberes Indígenas na Escola e no Comitê Editorial da Revista do Centro. Tem experiência na área de Educação, Educação Básica, Ensino Superior, Educação Escolar Indígena. Docente de graduação do ISEO/Brasil lecionando as disciplinas História da Educação e Teoria e Prática do Ensino da História.

Acesse o currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8316924020079775

Rosilene Cruz Araújo

Possui Graduação em História pela Universidade de Pernambuco - UPE (1996), Graduação em Ciências Matemática e da Natureza pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2006), Especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF (2006) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011). Professora da Universidade Federal do Amapá. Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação/OPARÁ.

Currículo Lattes: 

Jucimar Pereira dos Santos

Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Doutorado em História (andamento) pela Universidade Vale do Rio do Sinos - UNISINOS - São Leopoldo - RS Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus II - Alagoinhas ). Tenho experiência na área de Gestão Escolar, Currículo, Diversidade e Cultura, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo, Formação de Professores Assessoria Pedagógica e desenvolvimento de projetos educacionais para a Educação Básica com ênfase na educação intercultural, educação do campo e educação profissional e educação infantil. 

Acesse o currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4962027148201549

Roberto Remígio Florêncio

Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB) (2014-2015); Graduação em: Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco-UPE (1990-93) e em Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2001-05). Especializações em: Educação de Jovens e Adultos (UNEB), Letras (UNIVERSO), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Montenegro) e Gestão Pública (UNIVASF),  Professor efetivo do IF Sertão Pernambucano, campus Zona Rural. Experiências. Membro do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2827979747157274

Elaine Patrícia Sousa

Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Povos e Comunidades Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS), da Universidade do Estado da Bahia, e Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Indígena Ângelo Pereira Xavier. Graduou-se em pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII - Paulo Afonso (2009), tendo larga experiência na área de Educação Indígena.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1484278097195250

Maria Adaljiza Xavier Santos

Especialista em Filosofia para Ensino Médio (UFBA, 2016), graduada em Licenciatura em Letras pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do campus de Euclides da Cunha (UNEB, 2013).  Atua como professora indígena na comunidade de Massacará-Euclides da Cunha (Secretaria de Educação do Estado da Bahia) e formadora do Programa Saberes Indígenas na Escola (MEC/FNDE/UNEB). Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades,  Movimentos Sociais e Educação (UNEB). Participa do Curso de Formação Continuada do Magistério Indígena (SEC/Bahia).Tem experiência na área de literatura indígena, pedagogia histórico-crítica e alfabetização de jovens e adultos, com ênfase em letramento intercultural e cultura indígena.

Acesse o currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/ 9408695037173523

Avelar araújo santos junior

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (2016), Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2016), Master em Estudios Ameríndios pela Universidad Complutense de Madrid (2007), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com área de Concentração em Formas e Processos Tradicionais de Ocupação Territorial: Estudos Arqueológicos (2005) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2002).

Acesse o currículo Lattes:  

Dorival Vieira Almeida

Pós-Graduando em Especialização em Estado e Direito dos Povos e comunidades Tradicionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História pela UNIASSELVI. Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador indígena do povo Tuxá, Rodelas/Bahia. Atualmente integra o Programa Saberes Indígenas na Escola - UNEB/MEC-SECADI no Território Etnoeducacional Ybyyara, formação continuada de professores da educação escolar indígena.

Acesse o currículo Lattes:  

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: