Pesquisador/a Visitante

Anny Carneiro Santos

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu; Especialista em Educação e Consciência e Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais;; Graduada em História, tem experiência na área de Educação, Educação Básica, Ensino Superior, Educação Escolar Indígena. Docente no Ensino Superior, leciona as disciplinas História da Educação, Teoria e Prática do Ensino da História, Projetos Transdisciplinares no curso de Pedagogia; Gestão e Políticas Educacionais, Fundamentos do Movimento Humano, Legislação e Sistema Educacional no curso de Licenciatura em Educação Física. Tem experiência na Educação Escolar Indígena no desenvolvimento de atividades com base em estratégias de formação de professores para atuação em uma educação diferenciada, produção de material com objetivo de atender as necessidades das comunidades indígenas e em Gestão Educacional, experiência em formação continuada de professores da educação básica.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8316924020079775

Rosilene Cruz Araújo

Possuo Graduação em História pela Universidade de Pernambuco - UPE (1996), Graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - Ciências Matemática e da Natureza pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2006), Especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF (2006), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília - UNB. Atualmente sou Professora do Magistério Superior, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Amapá, atuo na Área de Ciências Humanas (História e Antropologia) e Educação; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena;Desenvolvo pesquisa com povos indígenas, atuando como pesquisadora indígena do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática - GECIM da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2825213550525038

Jucimar Pereira dos Santos

Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA ( 2003 ),Doutorado em História ( andamento) pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo - RS. Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia ( UNEB / Campus II - Alagoinhas ). Tenho experiência na área de Gestão Escolar, Currículo, Diversidade e Cultura, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo , Formação de Professores . Assessoria Pedagógica e desenvolvimento de projetos educacionais para a Educação Básica com ênfase na educação intercultural, educação do campo e educação profisssional. Pesquisador visitante do Centro Estratégico de Estudos e Pesquisas em: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VIII - Paulo Afonso - BA. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experiências Educacionais - GEPEE, no Instituto Anísio Teixeira - IAT/Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC. Salvador - Bahia.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4962027148201549

Roberto Remígio Florêncio

Professor de Língua Portuguesa (IF Sertão - campus Petrolina Zona Rural); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFBA); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB - 2016); Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993); Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005); Segunda Graduação em Geografia (UNICESUMAR); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB/2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO/2004), Língua Portuguesa e Literatura (Montenegro/2010) e Gestão Pública (UNIVASF/2014); Membro dos Grupos de Pesquisa: Etnobiologia e Conservação (UNEB) e GRUPEC/SERTÃO (IF Sertão - PE) - CAPES; Pesquisador Visitante do Grupo de Pesquisa OPARÁ - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB - campus Paulo Afonso); Autor de livros e palestrante; Atuação nas áreas de Linguagem, Educação e Cultura, Formação de Professores, Educação Escolar Indígena, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. roberto.remigio@ifsertao-pe.edu.br, betoremigio@yahoo.com.br. Autor do blog: www.etnolinguagens.webnode.com

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2827979747157274

Márcio Nicory Costa Souza

Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (2004 e 2005) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS na mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, cidades, feiras-livres, sistemas de trocas, dádiva-reciprocidade, família, migração e estratégias de sobrevivência. Além de estudos sobre memória, memória social dos lugares e representações. Há alguns anos desenvolveu estudos sobre feiras-livres e formas de abastecimento, com especial interesse sobre as relações comerciais entre a cidade de Salvador, sua hinterlândia, o Recôncavo da Baía, e as feiras-livres de Água de Meninos e São Joaquim. Atualmente atua como professor de Sociologia da EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, campus Paulo Afonso. Tem se interesse também na temática do Ensino, Sociologia e Filosofia das Ciências. Cursou Doutorado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC - UFBA/UEFS. 

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0895841721875177

Elaine Patrícia de Sousa Oliveira

Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Povos e Comunidades Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS), da Universidade do Estado da Bahia, e Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Indígena Ângelo Pereira Xavier. Graduou-se em pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII - Paulo Afonso (2009), tendo larga experiência na área de Educação Indígena.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1484278097195250

Tayra Vieira Almeida de Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2007) e Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena. Atualmente é Diretora do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas e Formadora Indígena na Ação Saberes Indígenas na Escola coordenado pela Universidade do Estado da Bahia - CAMPUS VIII.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9154829770204226

Tatiane Araújo dos Santos

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia(2011). Atualmente é COORDENADORA INDÍGENA do NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PAULO AFONSO e PESQUISADORA da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4187427826887756

Avelar Araújo Santos Junior

Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), Pós-doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2016), Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2016), Master em Estudios Ameríndios pela Universidad Complutense de Madrid (2007), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Possui diversificada experiência nas áreas de Geografia, Arqueologia, Estudos Culturais, Meio Ambiente e Educação. Ademais, em 2011, tornou-se sócio-fundador do Instituto Pangea - Meio Ambiente, Cultura e Educação, em 2012, membro do Grupo de Pesquisa GeografAR - A Geografia dos Assentamentos na Área Rural (POSGEO/UFBA/CNPq), e, em 2013, pesquisador e membro da Anaí - Associação Nacional de Ação Indigenista. Em 2016, integrou-se ao Grupo de Pesquisa Lugar Comum, como bolsista de Pós-Doutorado do Programa PNPD/CAPES, no âmbito do projeto - Bairros na metrópole: uma escala de política, de direito e de experiência. Em 2018, passou a integrar o Núcleo de Estudos do Espaço Agrário, Campesinato e Agroecologia (LEPEC/UFPE), como bolsista de Pós-Doutorado do Programa PNPD/CAPES vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2018, leciona enquanto professor substituto do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, as seguintes disciplinas: Ensino de Geografia, Ensino de História, Estágio Supervisionado de Geografia, Prática de Ensino de Geografia I e II, Teorias e Práticas da Educação Popular, Estágio Supervisionado para Educação de Jovens e Adultos.

Acesse o currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6406726727504585

Deyvison Rhuan Vasco dos Santos 

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (2019), Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2016). Integrante do Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH - UNEB). Membro dos grupos de pesquisa: Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais e Opará Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação. Atualmente é professor do Estado da Bahia e atua na área de Etnobiologia, Etnomedicobotânica, Etnoparasitologia e Educação em Saúde. contato: deyvison.biouneb@gmail.com

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7301990526558923 

Dorisvan de Lira Oliveira  

Professor da rede pública de ensino do Estado da Bahia, onde leciona em turmas do ensino médio as disciplinas de língua inglesa e língua portuguesa, atua também em cursos preparátorios para o vestibular ministrando aulas de litertura brasileira e língua portuguesa. Atua no campo de pesquisa da literatura e as questões de genero, desenvolvendo ainda na graduação a monografia A Transgressão da Figura Feminina na Obra Ensaio Sobre a Cegueira, obtendo conceito máximo, esta mesma pesquisa rendeu ainda o artigo As Mulhres de Saramago publicado e apresentado em evento academico. Atualmente está em fase de conclusão da Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portguesa. Atuou e desenvolveu projetos de educação solidária. Coordenou, fiscalizou e orientou turmas de alfabetização de jovens e adultos, em parceria com o governo do estado da Bahia. E mais recentemente tornou-se colunista de política na Revista Mais Destaque.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4632258655834988 

Denise Oliveira de Souza  

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VIII. Funcionária contratada pela Prefeitura Município de Paulo Afonso/BA. Pós-Graduanda em Coordenação Pedagógica pela Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Formada em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Paulo Afonso. Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ - UNEB/CNPq, onde também atuou como Estagiária Voluntária, desenvolveu atividades na secretaria da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Educação Intercultural Indígena, na Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena e na Ação Saberes Indígenas na Escola. Atuou como Estagiária Bolsista no DEDC Campus VIII/UNEB, pelo programa Partiu Estágio. Integrante do Grupo de Estudos Memória, Identidade, Territorialidade, Educação do/no Campo e Espaços de Sociabilidade - MITECS.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1489705960970539 

Vitor Batista dos Santos   

Bacharel em Arqueologia (2019) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador no Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso-CAAPA e no Centro de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ- UNEB. Membro do Instituto Geográfico Histórico de Paulo Afonso e Fundador do Reisado Estrela de Belém.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0579870400137904

Pedro Pereira da Silva Filho    

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Vale do Rio Verde (1998), MBA Altos Executivos pela FIA/USP (2000), Metodologia e Prática Ensino Superior pela UFBA (2001), Docência Superior pela Faculdade Novo Milênio (ES) (2002), Pós-Graduação em Administração de Cidades pela UNIRB BA (2008). Foi Gerente do Banco do Brasil S.A. em diversas agências, Secretário Municipal de Educação em Jeremoabo (BA), Representante Territorial de Cultura do Território Semiárido Nordeste II pelo Governo do Estado da Bahia e Assessor Especial de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Jeremoabo BA . È poeta, cronista e pesquisador e atualmetne dedica-se a escrever o livro de história da cidade de Jeremoabo (BA).

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5939460708143559

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: