Pesquisador/a  Institucional

Floriza Sena Fernandes - Coordenação Pólo Paulo Afonso

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, com pesquisa sobre Identidade e Territórios Étnicos. É docente da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Coordenadora do OPARÁ, Coordenadora da Licenciatura Intercultural Indígena-LICEEI no Departamento de Educação Campus VII – Paulo Afonso. Coordena a Pós Graduação Lato-Sensu de Gestão em Educação Profissional/UNEB/SUPROF.

Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1248735448660534

Carlos Alberto Batista Santos – Coordenação Pólo Juazeiro

Biólogo, doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), atua na área de Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Manejo de Fauna Silvestre, Etnobiologia, Etnozoologia e Etnoecologia. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Comunidades Tradicionais e Ações Sócio-Ambientais (NECTAS-UNEB), e do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação atuando também como coordenador do Núcleo de Juazeiro. Editor da Revista Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0024544164324027

Telma Cruz Costa - Coordenação Pólo Euclides da Cunha

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010) . Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990). Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2000), Gestão Escolar (UNEB - 2001) e Avaliação (UNEB - 2002). Docente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XXII - Euclides da Cunha. Tem experiência na área de Formação Docente com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1700585439483445

Tonivaldo Barbosa de Souza

Possui Mestrado em Psicologia Social (2006), graduação em Formação em Psicologia (2006) e graduação em Licenciatura em Psicologia (2003) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor efetivo da UNEB - Campus III - Juzeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: valores e crenças sociais, preconceito, psicologia humanista (A.C.P.), aprendizagem, distúrbios alimentares, psicologia hospitalar, psicologia da saúde e educação especial e educação especial indígena. É coordenador e fundador do NETEME (Núcleo de Estudos em Tecnologias e Metodologias em Educação Especial), coordenador do Curso de Pedagogia da PARFOR (Plataforma Freire) UNEB - Uauá - BA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8909295268027571

Wbaneide Andrade Martins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica, atuando principalmente no tema flora e vegetação da caatinga. Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ, atua na coordenação do Grupo de Estudos em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais e como Editora da Revista OPARÁ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0556890521617061

Dorival Pereira Oliveira

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação FAAEBA/UNEB. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Sócio Ambiental - UNEB. Foi Bolsista do CNPQ com a pesquisa Políticas de Habitação para População de Baixa Renda na Década de 80. Coordenou curso de Formação Política e Cidadã para Membros dos Movimentos Populares e Sociais do Sertão do São Francisco. Membro Fundador da ONG. Raízes, militantes dos movimentos sociais. Coordenação Interestadual das Comunidades Eclesiais de Base e das Pastorais Sociais. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2225807508162862

Elília Camargo Rodrigues

Mestre em Educação e Contemporaneidade com Especialização em Educação Básica de Jovens e Adultos na Universidade do Estado da Bahia. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação e atualmente exerce a docência como Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ, atuando na Coordenação do Grupo de Estudos em MEMÓRIA, IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE, EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO E ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE – MITECS/OPARÁ. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2205535400083935

Marcelo Politano de Freitas

Doutorando em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, na Universidade de Coimbra. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, Bacharel em Direito pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (2000), pós-graduado "lato sensu" Especialista em Processo, pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia/UFBA (2002) e pós-graduado "lato sensu" Especialista em Pedagogia Universitária, pela Faculdade Maurício de Nassau (2008). Professor do quadro permanente da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, atuando nas sub - áreas de Direito Processual Civil e Direito Civil. 

Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6742670719402672

Prof. Me. Marcelo Pinto  da Silva

Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também cursou a Graduação em Direito e aperfeiçoou-se em Direito Civil pela Fundação da Faculdade de Direito. MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (Facceba). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) onde 2013.2 foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Professor Auxiliar Efetivo (Campus VIII) na vaga de Direito Civil e Processual Civil onde hoje é Coordenador de Colegiado do Curso de Direito. Atuou como Professor Substituto de Direito Civil da UFBA de 2012 a 2014.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6826339526668343

Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha

pedagoga, mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, professora da UNEB na Licenciatura Intercultural de Educação escolar Indígena e Pesquisadora do OPARÁ – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – UNEB, educadora popular, empreendedora social, fundadora AGENDHA, na qual atuou como Coordenadora de Programas e Projetos Socioambientais; Inclusão de Gênero; Segurança Hídrica, Alimentar e Energética renovável; Educação e Desenvolvimento Agroecológico; Assessoria Técnica e Extensão Rural; Ecoprodução e Comercialização de Produtos da Sócio biodiversidade através da Rede Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga e incidência em Políticas Públicas.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4418569U9

Leonardo Diego Lins

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, diretor do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais - DTCS. Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Coordenador do subprojeto intitulado: Construindo Ergonomias Cognitivas para o Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, aplicado nas escolas indígenas do extremo sul da Bahia do PIBIDIVERSIDADE - LICEEI - EXTREMO SUL DA BAHIA - CAPES.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710219E2

Felipe Sotto Maior

Pesquisador indígena do povo Tuxá de Rodelas/Bahia. Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB na Licenciatura Intercultural Indígena. Atua como professor convidado pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/NEAB/UnB na disciplina Cultura, Poder e Relações Raciais ofertada semestralmente. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (2014), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília- UnB (2017) instituição na qual atualmente cursa o doutorado na mesma área.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4835526H6

Marcos Luciano Lopes Messeder

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Sociologia e Antropologia - Université Lumière Lyon 2 (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia, do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (PINEB/UFBA). Sócio e membro da diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista - ANAÍ-BA e sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782904Y1

Vinicius Silva Santos

Licenciado em Pedagogia com habilitação em Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe -UFS. É Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Têm experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, processos culturais e aprendizagens mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação.É professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus VIII/Paulo Afonso.

Curriculo Lattes: 

Maria Cleonice de Souza Vergne

Doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo - USP (2004), Mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1990) e graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (1983). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora de Pesquisa do Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso/CAAPA e do curso de Arqueologia da UNEB. Membro da Acadêmia de Letras de Paulo Afonso-BA.

Curriculo Lattes: 

Salomão David Vergne Cardoso

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia - BA, com dissertação pautada em estudo da Arqueologia e Gestão Socioambiental . Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Sete de Setembro - BA, com TCC pautado em estudo de Antropologia Organizacional. Pós-graduando em História e Cultura Afro-Brasileira pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - SC, com linha de pesquisa em Religiosidade e Identidade. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes - SE. Professor Substituto da Universidade Federal de Sergipe do Departamento de Administração.

Curriculo Lattes: 

Deyvison Rhuan Vasco dos Santos

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus VIII (2016). Colaborador integrante do Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH) desta instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais (UNEB), Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia e têm experiência na área de Etnobiologia, com ênfase em Etnomedicobotânica, Etnoparasitologia e Educação em Saúde

Curriculo Lattes: 

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: