LICEEI – Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena

​No Departamento de Educação Campus VIII, o OPARÁ assume a coordenação da Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena projeto de formação continuada visando à qualificação em nível de graduação dos professores Indígenas em exercício. Este Projeto é uma parceria entre a UNEB, o Ministério da Educação por meio da SECADI e a (SEC) Secretaria de Educação do Estado da Bahia, acontece em Teixeira de Freitas e Paulo Afonso. Para 2017 está em andamento na Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD, dois projetos para abertura de duas turmas de graduação em Licenciatura Intercultural e Pedagogia Indígena. O reitor se comprometeu em transformar em licenciatura regular com oferta modular e os professores indígenas aguardam ansiosos para a consolidação desta ação.

 

O CENTRO COMO ESPAÇO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA

Com a experiência adquirida na coordenação do LICCEI no âmbito do Departamento desde 2009 e no Programa Saberes Indígena na Escola no Estado da Bahia, o Centro de Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação assume a responsabilidade na elaboração e gestão desta proposta do curso de especialização, entendendo que este Projeto é a concretude da formação acadêmico-científica dos professores indígenas numa perspectiva intercultural, através de uma matriz curricular pensada e construída pelos próprios professores das escolas junto com professores e pesquisadores da Universidade sem a imposição das teorias iluministas, mas respeitando a história, a ancestralidade, a diversidade.

 

Sendo assim, reafirmar e fortalecer a trajetória cultural, as lutas e afirmação destes Povos. As linhas de pesquisas,  as atividades de extensão, as pesquisas, a Revista OPARÁ, possibilitará a consolidação da formação do professor para a prática da pesquisa, a produção de material didático, bem como  a publicação das produções científicas.

 

A intensão também é a continuidade da formação através de Programas de Pós graduação Stricto destes profissionais. Nesta perspectiva já estamos juntando esforços com pesquisadores e parcerias com outras IES no sentido de construir uma proposta a médio prazo de implantação de um curso de mestrado profissional para atender aos professores do Território EtnicoeducacionalYby Yara. O Centro de Pesquisa OPARÁ como Órgão Suplementar da Universidade do Estado da Bahia tem em sua gênese o intento de colaborar e se comprometer com o bom funcionamento de ações educacionais voltadas para as comunidades de povos tradicionais, sobretudo, os povos indígenas.

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: