Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação

O termo OPARÁ refere-se à denominação que os primeiros habitantes da região deram para o Rio São Francisco. Significa rio-mar, e serve como um referencial histórico e sociocultural, para ser sempre lembrado e discutido com as Comunidades a sua relação com o Rio e com o Bioma Caatinga. 

(Juracy Marques)

Histórico e Concepção

Quem disse que estamos prontos e acabados/as?  Quem pensa que somos os únicos lutadores, pensadores engajados da ciência, da UNEB? Não!  O OPARA é apenas um lugar de identidade na Universidade e Universalidade! Lugar de falar a partir de um território que reúne diferentes corpos, almas, lutas concretas e singulares, os iguais e diferentes. Espaço de estudante, pesquisador, pesquisadora, docentes, militantes, dirigentes que desejam atuar em mais uma frente: a ciência a serviço do povo.

 

Se propõe ser uma possibilidade em curso. Um Centro de Pesquisas que nasce da ação para a legalidade institucional, que reconhece os limites do humano, da verdade absoluta.  Está encarnado ás margens da ancestralidade histórica e luta da classe trabalhadora que vive nas veias do Rio São Francisco e Vasa Barris com 10 anos de existência. O OPARA é lugar de gente, portanto imperfeito, espaço de estudo, pesquisa, luta, militância, aberto a possibilidades, a descoberta, as tensões internas humanamente construídas no seio de suas aspirações.

 

O Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ reúne Pesquisadores da UNEB, de outras IES, Técnicos, Estudantes, Lideranças e Professores dos Movimentos Sociais e Étnicos que queiram realizar atividades de investigação científica e extensão dentro dos seus princípios políticos, científicos e éticos. Agrega quatro linhas de investigação científica: Etnologia, Educação, Educação Indígena e Interculturalidade;  Campesinato, Ecologia Humana, Etnoconservação; África, Afrodescendentes e Relações Étnico Raciais; Direito e Cidadania, com atuação em três Departamentos: Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Juazeiro. Há dez anos  vem desenvolvendo muitas ações na perspectiva de fortalecer e incentivar a Pesquisa, Extensão, Formação continuada e dinâmica junto aos Povos Indígenas e outros povos tradicionais da região, valorizando suas lutas, contribuindo para o fortalecimento em relação à afirmação, conhecimento, valorização dos costumes e saberes tradicionais, a sustentabilidade, a conservação de patrimônios culturais e imateriais, além dos patrimônios naturais que compõem as paisagens do semiárido.

 

Surgiu em 2008 a partir de um grande encontro de pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, representantes dos povos tradicionais com o objetivo de tornar-se um espaço acadêmico capaz de fortalecer e incentivar as pesquisas, a formação continuada e dinâmica dos Povos tradicionais, Indígenas e lideranças de Movimentos Sociais em relação à afirmação, conhecimento e valorização dos seus saberes e fazeres como forma de empoderamento das identidades e dos seus patrimônios bioculturais, contribuindo assim para uma permanente construção da cidadania ativa e de uma prática social que promova uma cultura dos direitos humanos, para todos os setores da sociedade.  Sob essa ótica o Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ tornou-se Órgão Suplementar da UNEB de acordo com a Resolução CONSU N.º 1010 de 1º de Setembro de 2013.

 

Sustentado na tríade Ensino, Pesquisa e extensão o OPARÁ/UNEB através de seus Núcleos nos Departamentos, desenvolve projetos na perspectiva de promover a qualificação de professores, pesquisadores, profissionais indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais, oferecendo cursos de formação continuada e de pós graduação intercultural em parceria com outras IES e órgãos governamentais afim de fomentar experiências de pesquisas, sistematização e registro de práticas e conhecimentos tradicionais,  a partir do princípio da autoria, bem como produzir material didático para uso em suas escolas. Busca também através de projetos e capacitação estimular a gestão territorial com ações que integram experiências de uso, manejo e conservação dos recursos naturais para garantir a integridade e uso sustentável de seus territórios.

 

Gestão Colegiada

É coordenado por um Conselho Deliberativo formado por uma coordenação Geral, representantes dos Departamentos envolvidos, pelo coordenador de Pesquisa e Extensão e representação da linhas de Pesquisas.

Coordenação Geral

Floriza Maria Sena Fernandes

(Coordenadora do OPARÁ)

ATUAÇÃO

​Pesquisa

  • Desenvolvimento de pesquisas através dos grupos, núcleos, coletivos e laboratórios observando os princípios e natureza do centro;

  • Fomento a iniciacão cientifica na graduacão e pos-graduacão;

  • Apoio aos discentes de nivel médio, superior e pós-graduação no que concerne a suas atividades de investigação científica;

  • Edição e divulgação de material de estudo com prioridade para a publicação de trabalhos de investigação originais dentro de sua área de conhecimento e especialidade;

  • Acordo de cooperação com entidades nacionais e estrangeiras no desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Pós Graduação.

Extensão

  • Elaboração e execução de projetos, oficinas e cursos que auxiliem os Povos Tradicionais, grupos interétnicos e lideranças de Movimentos Sociais no que concerne à sustentabilidade, a cultura, a arte, formação política, educacional, a resistência e convivência com o semiárido, a sociobiodiversidade, a conservação dos patrimônios históricos materiais e imateriais.

  • Promoção e realização de conferências, simpósios, seminários, encontros, fóruns, formação, partilha de experiências e de Resultados de Pesquisas.

  • Assessoria técnica a projetos e ações de natureza socioeconômica, cultural e política de grupos formais e informais pertencentes a povos indígenas, comunidades tradicionais e movimentos sociais.

Pesquisa

  • Estímulo, promoção, execução e coordenação de programas especiais de formação inicial e continuada, no trato das relações interetnicas;

  • Estímulo, promoção e coordenação de cursos tecnológicos numa perspectiva intercultural;

  • Oferta e apoio a cursos de pós-graduação.

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: