Notas e eventos

Chamada para publicação de Artigos

Revista OPARÁ, faltam apenas cinco dias!!!!!!!!

 

Por: Comissão Editorial Revista Opará - 30/07/2017

Prezados/as Pesquisadores/as,

A Revista OPARÁ: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação desenvolve seus trabalhos desde 2013 e, está com chamada aberta, Edital 01/2017, para a edição do seu quinto número. Esta revista é um periódico, em formato eletrônico e impresso, voltado à publicização de artigos científicos e pesquisas em variadas áreas do conhecimento (tais como: História, Educação, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Geografia Humana e Cultural, Direito, Ecologia Humana, Letras, Pedagogia), bem como a divulgação de produções culturais. Tem como objetivo a elaboração de edições, cujo, a temática está voltada para a compreensão e o debate que visem contribuir com análises e estudos nas áreas de educação, cultura, política, dinâmicas sociais, ecologia, etnicidades, movimentos sociais etc.

Chamada aberta até: 04/08/2017

Baixe o edital aqui!

II Seminário do Grupo de Estudos em

Etnobiologia e Conservação dos recursos Naturais

Fonte: https://iiseminarioeetno.wixsite.com/iiseminarioetno 30/07/2017

 

Etnobiologia é a ciência que estuda o conhecimento e das conceituações desenvolvidas por qualquer sociedade a respeito da biologia, estando este diretamente relacionado com a ecologia humana, enfatizando as categorias e conceitos cognitivos do grupo em estudo. De forma mais direta, Martin (2001) diz que o prefixo etno é uma forma simplificada de dizer “esta é a maneira como os outros veem o mundo”, e que, sempre que esse prefixo anteceder ao nome de uma disciplina acadêmica, quer dizer que os pesquisadores estão em busca da percepção de uma determinada comunidade frente a um dado aspecto do conhecimento científico e/ou cultural.

 

Ler mais

Nota MUPOIBA!

 

Fonte: https://www.facebook.com/Mupoiba/ - 26/07/2017

 

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia vem a público manifestar sua indignação contra o parecer n. 001/2017/GAB/CGU/AGU que fora assinado pelo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer, vinculando toda a administração federal à observânciado decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Pet. 3.388-Roraima, na forma de 19 condicionantes e ainda a adoção da tese do marco temporal de ocupação, como critérios gerais a serem aplicados nos processos de demarcação das terras indígenas. 

 

Saiba mais

Reunião de Mobilização Licenciatura Intercultural

 

Publicado por Carlos Rafael - 10/07/2017

 

Dando continuidade às mobilizações pela construção de uma política que contemple a educação e formação indígena superior, os povos indígenas representados, reuniram-se no dia 1º de Julho, deste, para discutir o PLANO ESTRATÉGICO DE FORMAÇÃO CONTINUADA firmada no Seminário políticas de educação superior indígena na universidade do estado da Bahia – UNEB que aconteceu na UNEB no período de 22 a 24/03/2017.

Em evento MITECs discute: A diversidade na educação do Campo: Quais os sentidos das escolas multisseriadas?

Por: Tatiane Bonfim, 11/07/2017

 

O grupo de pesquisa MITECS (Memória, Identidade, Territorialidade, Educação do/no Campo e Espaços de Sociabilidade), tem a honra de convidar vocês para o nosso segundo seminário. É um evento de grande relevância para o conhecimento; com uma temática pertinente nos dias atuais.  O seminário é fruto de um trabalho em equipe, no qual a união se faz presente por um bem maior, a troca recíproca de conhecimento!
Então... Aguardamos tod@s com imenso prazer.

Confira programação completa

Inscrições Abertas para edital UNEB

 

AVISO Nº 120/2017 - Abertura das inscrições para Edital de Apoio Financeiro à realização de Atividades de Campo nos Cursos de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Reitor da UNEB, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para Edital de Apoio Financeiro à realização de Atividades de Campo nos Cursos de Graduação desta Instituição, no período de 17 a 23/07/2017. As inscrições deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE VIA INTERNET, através do site http://www.uneb.br/prograd/editais  e-chamadas,  com envio de documentação para o e-mail prograd.ggca@uneb.br . O EDITAL DE CONVOCAÇÃO N° 076/2017 está disponível em www.selecao.uneb.br/editais2017 .

 

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 07 de julho de 2017.

 

José Bites de Carvalho

Reitor

Acontece hoje!!!

Com os temas Demarcação de terras Indígenas, Educação e Saúde o acampamento dos povos Indígenas da Bahia teve início ontem e vai até amanhã, 31. Organizado pelo MUPOIBA, Movimento Único dos Povos e Ocupações Indígenas da Bahia, o acampamento superou a expectativa de público e trouxe a Salvador o dobro de participantes. Os organizadores estão fazendo uma campanha para arrecadações de alimentos não perecíveis para ajudar na permanência dos participantes.

As doações pode ser feita no local do acampamento, ao lado da Assembléia Legislativa da Bahia(ALBA), CAB, Salvador-BA

Fonte: https://www.facebook.com/Mupoiba

Reintegração de posse expedido pelo Juiz João Paulo Piropo deixa 67 famílias Kariri Xocó desabrigadas

A polícia federal com um mandato de reintegração de posso expedido pelo Juiz João Paulo Piropo, da comarca de Paulo Afonso, retira os indígenas Kariri Xoko de Paulo Afonso BA, na manhã dessa quinta feira dia 25 de maio, da área que esse povo vem ocupando a mais de um ano, na cachoeira de Paulo Afonso.

 Fonte: https://www.facebook.com/apoinme.brasil

Campanha: Ajude as crianças Kariri Xocó

Arrecadação de Fraldas, lençóis,  agasalhos, colchões e alimentos

Por: Rafa Luz

 

Inaceitável!!! Decisão de juiz desabriga famílias indígenas em Paulo Afonso. A insustentável e insaciável fome do sistema em continuar engolindo lembranças, culturas, infâncias, segurança, famílias e expandindo-se sem freios, torna imagens como essas cada vez mais comum num país de invasores sem consciência da terra em que pisa!!!

Os interessados devem enviar as doações para:
OPARÁ: Rua do Bom Conselho, 179 - Bairro CHESF

Confira os mais novos lançamentos do OPARÁ!

Por: Bruna Cordeiro - 25/05/2017

 

“História ambiental e história indígena no semiárido brasileiro”, organizado por Carlos Alberto e Edivânia Granja; "Perspectivas para Educação Escolar Indígena Intercultural", organizado pelas pesquisadoras Floriza Sena Fernandes e Rosilene Cá Arfer Catáa Tuxá.

Saiba mais

Índios Tupinambás são sequestrados após sofrerem ameaças da empresa Odebrech

Por: Rosivaldo Ferreira da Silva (Cacique Babau) – 10/05/2017

 

Nesta terça-feira, 9 de maio de 2017, recebemos do Cacique Rosivaldo Ferreira da Silva (Cacique Babau), a notícia de que 5 indígenas Tupinambá da Serra do Padeiro e mais um funcionário da Fundação Nacional do Índio foram sequestrados, possivelmente por prepostos da empresa Odebrecht, e até o momento seguem desaparecidos

Saiba mais

Regimento interno do OPARÁ é aprovado e está disponível no site da UNEB

Fonte: http://www.uneb.br/ - 05/05/2017

 

RESOLUÇÃO Nº 1.264/2017 - Aprova o Regimento Interno do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ. DEDC/Campus VIII - Paulo Afonso.

 

Mais informações

Seminário organizado por professor do Opará acontece nos dias 10 e 11 de Maio em Salvador

Por: Rafa Luz - 27/04/2017

 

organizado pelo professor Marcelo Pinto através do Opará o Seminário de democracia e direito na contemporaneidade é um evento multidisciplinar que vai tratar do assunto Racismo institucional,

Dia 10/05 Audiência Pública na Assembleia Legislativa no CAB.

Dia 11/05 Palestras no Teatro dá UNEB no Cabula.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

confira programação completa:

 

Acesse a programação

Nova edição da revista OPARÁ já está no site

Por: Rafa Luz - 27/04/2017

O Centro de pesquisas Opará traz para vocês mais uma edição da Revista Opará: Etnicidades, movimentos Sociais e educação que se encontra em nosso site com link direto para o periódico da UNEB. 

 

Confira mais informações

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: