
Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena
O Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena da UNEB tem como objetivo principal formar e habilitar professores indígenas para lecionar nas escolas do ensino fundamental e ensino médio, com vistas a atender a demanda das comunidades indígenas da Bahia, no tocante à formação superior de seus professores, nas áreas de concentração Linguagens e Artes, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática.
O curso é validado pelo movimento dado ao trabalho de organização das áreas, das funcionalidades e especificidades dos conteúdos na perspectiva da interculturalidade e da estruturação dos espaços de aprendizagem, levando em consideração o espaço da universidade e o espaço das comunidades indígenas.
Acesse o nosso Fluxograma
clique na imagem


Características Gerais do Curso
Denominação do Curso: Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena - LICEEI
Diplomação: O portador do diploma estará habilitado ao Exercício do Magistério com atuação na área escolhida.
Modalidade: Graduação/Licenciatura
Campus de Implantação: O Tempo Universidade ocorrerá preferencialmente nas instalações do Departamento de Educação Campus VIII em Paulo Afonso e /ou em espaço indicado pela UNEB. O Tempo-Comunidade será realizado nas aldeias indígenas dos Povos envolvidos.
Total de vagas ofertadas: 60 vagas por turma divididas a partir do 4º semestre em 20 para cada habilitação que já deverá ser definida no ato da segunda matrícula.
Funcionamento: O curso terá funcionamento em Regime da Pedagogia da Alternância, preferencialmente em tempo integral e modular em dois turnos: matutino e vespertino. O funcionamento noturno poderá ocorrer em casos específicos, conforme apreciação do colegiado do curso.
Carga horária do Curso: O Curso terá uma carga horária de 3.485 horas, que serão cumpridas em horas aulas de 50 minutos, conforme Regimento Geral da UNEB. Atividades Complementares - AACC 200h; Formação Específica - FE 750h; Estágio Supervisionado - ES 420h; Formação Básica - FB 585h; Prática de Ensino - PE 405h; Formação Pedagógica - FP 765h; Formação de Pesquisa Científica - FPC 360.
Regime de Oferta: Alternância e modular com aulas presenciais ofertadas mensalmente em tempo presencial integral de uma semana.
Integralização Curricular: Mínimo de oito semestres e máximo de 14 semestres.
Processo de Seleção: A forma de ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural/UNEB será diferenciada e específica, por meio de Processo Seletivo Próprio, de caráter classificatório visando a inclusão dos Povos indígenas no processo educacional, onde foi historicamente excluído e cuja cidadania só veio a ser reconhecida na constituição de 1988. Obviamente que o processo seletivo deve estar em observância ao Regimento Geral da UNEB. No processo de avaliação para o referido ingresso dos candidatos, poderão ser definidos um ou alguns dos seguintes instrumentos:
Prova De Leitura e Escrita, de modo que se possa aferir a competência em leitura e escrita e detectar as necessidades de instrumentalização.
Prova de Conhecimentos Gerais, de modo que se possa aferir conhecimentos sobre conhecimentos nas três grandes áreas.
Documento de Apresentação da Comunidade Indígena (indicando o candidato e assinado por liderança ou cacique responsável pela comunidade).
Entrevista, em que o candidato deverá expressar suas ideias e concepções sobre questões relativas à educação em geral, à educação indígena, à educação escolar, às relações interculturais e à formação universitária.
Memorial e Carta de Intenções: descrição da trajetória pessoal e política do candidato e sua vinculação com a Educação Escolar Indígena
Campos de Atuação: O profissional poderá atuar nos seguintes setores:
- Como professor em escolas indígenas;
- Como professor em escolas que ofertem educação intercultural;
- Como pesquisador na realização de estudos sobre educação;
- Como agente cultural, assessor linguístico ou pedagógico do povo indígena.
- Como assessor de projetos pedagógicos sócio ambiental.
Estrutura Acadêmica
Coordenação e Secretaria
Coordenadora: Floriza Maria Sena Fernandes
Secretária: Maria Helena Nunes da Silva
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Floriza Maria Sena Fernandes
Kárpio Márcio de Siqueira
Felipe Sotto Maior Cruz
Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha
Geovane Duarte Borges
Tayra Vieira Almeida de Oliveira
Loane Márzia Lopes Costa
Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso
Eloy Lago Nascimento
Iêda Rodrigues da Silva Balogh
Coordenação Setorial de Estágio
Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha
Loane Márzia Lopes Costa
Docentes