Educação Indigena em tempo de COVID-19

Em todo o mundo instituições, grupos, organizações, governos estão unidos adotando e disponibilizando ferramentas, conteúdos, materiais didáticos, ambientes virtuais e online para contribuir para que as aprendizagens dos estudantes não fiquem desassistidas.

 

A situação social e principalmente educacional que a chegada do COVID-19 colocou o nosso país, evidenciou o principio das Comunidades e Povos Tradicionais quanto a viver e construir projetos com e para coletividade, como melhor caminho para o bem viver. A humanidade, em tempo de pandemia, ver-se forçada a perceber que só com união em regime de colaboração coletiva pode superar as dificuldades vividas.

 

Partindo dos princípios de COLABORAÇÃO e COLETIVIDADE o OPARÁ/UNEB disponibiliza para toda comunidade escolar indígena um espaço com materiais didáticos, pedagógicos, atividades e relatos de experiências elaboradas por professores indígenas no Norte-Oeste da Bahia e estudantes da Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena – LICEEI, para fortalecer e subsidiar os planos pedagógicos e atividades para estudantes indígenas durante o isolamento social e suspensão de aulas. O acervo disponibilizado aqui estão organizados em três espaços, a saber:

  • Material Didático: produções dos próprios professores e professoras indígenas na Ação Saberes Indígenas na Escola, coordenadas e publicadas pelo OPARÁ

​​

  • Literatura: livros com narrativas indígenas, identidades e Cultura, também produzidos pelos professores e professoras indígenas na Ação Saberes Indígenas na Escola e publicados pelo OPARÁ. Oferecemos também outras obras literárias para ajudar as crianças a se divertirem viajando no mundo da leitura

​​

  • Propostas Pedagógicas: traz sugestões de atividades que os professores e professoras estão nos encaminhando, assim como professores estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena, visando a socialização do saber, das práticas pedagógicas e de conteúdos que auxiliarão os estudantes das escolas indígenas da educação básica. Nesta mesma Aba indicaremos textos, livros, vídeos e links de outras Instituições na perspectiva de auxiliar os planejamentos das atividades e a formação dos professores.

​​

Mais uma vez resistiremos. Os indígenas compõem um segmento da sociedade forjado na luta, persistência e perseverança; povos guerreiros e criativos, que há 520 anos enfrenta um processo de exclusão em todos os campos. A educação é também  uma forma de resistência e nada vai nos impedir de Avançar na autonomia e autodeterminação. Desta forma colegas professores, vamos lançar mão desta ferramenta para ajudar nossos estudantes a seguir estudando, pesquisando, produzindo conhecimento, se  fortalecendo culturalmente e valorizando ainda mais o princípios da COLETIVIDADE e COLABORAÇÃO tão presentes nas comunidades indígenas com consciência crítica e cidadã.

 

Aos estudantes, sempre que possível utilizem as tecnologias em favor da aquisição do conhecimento, da formação científica. Este espaço é para organizar seus estudos, se divirtam e também conheçam as histórias do seu povo com o material de literatura disponibilizado. Façam as atividades sugeridas pelos professores e professoras e tirem as dúvidas que aparecerem. Sejam os sujeitos de sua formação.

 

Compreendendo o papel e a responsabilidade social do OPARA/UNEB e sua missão de compartilhar o conhecimento, a ABA deixa à disposição materiais, frutos de pesquisas e formações para subsidiar o planejamento dos professores, atividades e para manter o foco dos estudantes nas aprendizagens.

Fale conosco

Opará - Centro de Pesquisa
 

Rua do Bom Conselho, 179

Bairro: CHESF

Vizinho a APAE
oparauneb8@gmail.com

Tel: 75 3281 7356 ou 6585 (Central)

Ramal: 230
 

Por favor preencha o formulário abaixo
e entraremos em contato em breve: