top of page

Rei do Império Asante de Gana (Ashanti), Otumfuo Osei Tutu II,

Visita a Escola do Olodum em Salvador

 

Por: Marcelo Pinto - Pesquisador Opará

16/10/2017

Nesta tarde na qualidade de membro representante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tive a honra conhecer pessoalmente o rei do Império Asante de Gana (Ashanti), Otumfuo Osei Tutu II, na Escola do Olodum no Pelourinho. 

A visita do rei a capital baiana visou a apresentação de projetos sociais desenvolvidos em Gana e a realização de parcerias institucionais com a cidade de Salvador.

Saiba Mais

Representação do Centro OPARÁ junto Ao II Seminário

Internacional Mundos Indígenas que ocorrerá na Europa e na Paraíba

Por: Wbaneide Martins Andrade - 08/10/17

 

As professoras Floriza Sena (UNEB/OPARÁ) e Edvânia Granja UNIVASF/OPARÁ NÚCLEO JUAZEIRO), foram convidadas para participar como membros da Comissão Científica e palestrantes no II Seminário Internacional Mundos Indígenas - Diálogos sobre história, direito e educação na América Indígena século XVI aos dias atuais, realizado pelas Universidades Nova de Lisboa, Universidade de Servilha e Universidade Federal de Campina Grande.

Saiba mais

O Paraíso indígena Tuxá, submerso em água

Por: Fabiana Frayssinet

Tradução: Bruna Graziela Cordeiro - 08/10/17

 

RODELAS, Brasil, 30 de setembro de 2017 (IPS) - O indígena Tuxá viveu durante séculos no norte do estado da Bahia, nas margens do rio São Francisco. Mas em 1988 o seu território foi inundado pela usina hidrelétrica de Itaparica, e desde então eles ficaram sem terra. Suas raízes estão agora enterradas sob as águas do reservatório.

Saiba mais

O Litoral vai ao Sertão...

Rio e Mar se encontram promovendo a integração e conhecimento entre os cursos da UNEB Pedagogia Campus VIII e Ciências Sociais Campus I

Por: Diana Barros Nascimento - Discente de Ciências Sociais Campus I Salvador e Denise Oliveira - Estudante de Pedagogia  - Campus VIII Paulo Afonso, 29/06/2017

A aula de campo que ocorreu entre os dias 15 a 18 de junho de 2017 em Paulo Afonso – BA, Canindé do São Francisco – SE e Piranhas – AL, integrou docentes e discentes de Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia - Campus I e VIII  - Salvador - Paulo Afonso. 

Saiba mais

Rodada de Orientação com alunos/as da LICEEI (Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena) acontece no OPARÁ

Por: Bruna Cordeiro 19/05/2017

Aconteceu nos dias 11 e 12 de Maio de 2017, na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) Campus VIII - Prédio Caminhos da Caatinga, a reunião que tratou do Planejamento das ações do Plano Estratégico para a implantação da nova turma da LICEEI, que ocorrerá para preenchimento de 60 vagas específicas para os Povos Indígenas da Bahia e com realização no Núcleo do OPARÁ de Paulo Afonso.

Saiba mais

A UNEB Campus VIII reuniu estudantes e pesquisadores indígenas para discutir as Políticas para Educação Superior Indígena

Por: Bruna Cordeiro - 17/05/2017

 

No processo de humanização e de emancipação das pessoas e, especialmente na transformação das realidades humanas e justiça social, a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), por meio dos cursos, núcleos de pesquisas e extensão vem buscando atender às peculiaridades dos diversos grupos sócio-culturais.

Saiba mais

Povo Tuxá-Aldeia Mãe realizar III Feira Cultural para Celebrar o Abril Indígena

 

Por: Jandair Ribeiro e Tayra Jurum – 27/04/2017

 

Dia 25 de Abril de 2017 foi um dia memorável para o Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco de Rodelas, mais de 2 mil pessoas visitaram a FEIRA CULTURAL COM O TEMA: POVO TUXÁ E O VELHO CHICO: MERGULHANDO NAS ÁGUAS DA RESISTÊNCIA. 

Mais informações

No mês do Abril Indígena a Ação Saberes Indígenas nas Escolas trabalha a temática Alfabetização na Perspectiva do Letramento Indígena

Por: Jucimar Pereira - 27/04/2017

 

O quarto encontro dos Saberes Indígenas deste ano realizou-se na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) – DEDC Campus VIII no período de 20 a 21 de Abril, a equipe facilitadora foi composta por Adalgiza Kaimbé, Jucimar Pereira e Telma Cruz.

Mais informações

bottom of page