
A Licenciatura em Pedagogia Intercultural e Indígena tem como objetivo principal habilitar professores e professoras para a atuação na educação básica seja como docentes nas séries iniciais, gestão ou coordenação pedagógica. Para a UNEB, a implementação das Licenciaturas Interculturais contribui para o fortalecimento de laços históricos, políticos e culturais dos povos indígenas que habitam no território etnicoeducacional Yby Yara como também na consolidação de propostas de educação escolar indígena para a formação inicial e continuada que, ao mesmo tempo, promove acesso aos conhecimentos universais e traz para o espaço acadêmico as epistemologias e saberes próprios de cada povo.
Características Gerais do Curso
Denominação do Curso: Licenciatura em Pedagogia Intercultural de Educação Escolar Indígena - PEDIND.
Diplomação: O portador do diploma estará habilitado ao Exercício do Magistério com atuação na área escolhida.
Modalidade: Graduação/Licenciatura
Campus de Implantação: O Tempo Universidade ocorrerá preferencialmente nas instalações do Departamento de Educação Campus VIII em Paulo Afonso e /ou em espaço indicado pela UNEB. O Tempo-Comunidade será realizado nas aldeias indígenas dos Povos envolvidos.
Total de vagas ofertadas: 60 vagas por turma divididas a partir do 4º semestre em 20 para cada habilitação que já deverá ser definida no ato da segunda matrícula.
Funcionamento: O curso terá funcionamento em Regime da Pedagogia da Alternância, preferencialmente em tempo integral e modular em dois turnos: matutino e vespertino. O funcionamento noturno poderá ocorrer em casos específicos, conforme apreciação do colegiado do curso.
Carga horária do Curso: O Curso terá uma carga horária de 3.485 horas, que serão cumpridas em horas aulas de 50 minutos, conforme Regimento Geral da UNEB. Atividades Complementares - AACC 200h; Formação Específica - FE 750h; Estágio Supervisionado - ES 420h; Formação Básica - FB 585h; Prática de Ensino - PE 405h; Formação Pedagógica - FP 765h; Formação de Pesquisa Científica - FPC 360.
Regime de Oferta: Alternância e modular com aulas presenciais ofertadas mensalmente em tempo presencial integral de uma semana.
Integralização Curricular: Mínimo de oito semestres e máximo de 14 semestres.
Processo de Seleção: A forma de ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural/UNEB será diferenciada e específica, por meio de Processo Seletivo Próprio, de caráter classificatório visando a inclusão dos Povos indígenas no processo educacional, onde foi historicamente excluído e cuja cidadania só veio a ser reconhecida na constituição de 1988. Obviamente que o processo seletivo deve estar em observância ao Regimento Geral da UNEB. No processo de avaliação para o referido ingresso dos candidatos, poderão ser definidos um ou alguns dos seguintes instrumentos:
Prova De Leitura e Escrita, de modo que se possa aferir a competência em leitura e escrita e detectar as necessidades de instrumentalização.
Prova de Conhecimentos Gerais, de modo que se possa aferir conhecimentos sobre conhecimentos nas três grandes áreas.
Documento de Apresentação da Comunidade Indígena (indicando o candidato e assinado por liderança ou cacique responsável pela comunidade).
Entrevista, em que o candidato deverá expressar suas ideias e concepções sobre questões relativas à educação em geral, à educação indígena, à educação escolar, às relações interculturais e à formação universitária.
Memorial e Carta de Intenções: descrição da trajetória pessoal e política do candidato e sua vinculação com a Educação Escolar Indígena
Campos de Atuação: O profissional poderá atuar nos seguintes setores:
- Como professor em escolas indígenas;
- Como professor em escolas que ofertem educação intercultural;
- Como pesquisador na realização de estudos sobre educação;
- Como agente cultural, assessor linguístico ou pedagógico do povo indígena.
- Como assessor de projetos pedagógicos sócio ambiental.