TERRITÓRIO YBY YARA

Formação nas Aldeias

Plano de Ação Saberes Indígenas na Escola - Norte e Oeste

 FORMAÇÃO DA REDE YBY YARA - UNEB

2016 -2017

Acesse

Plano de Ação Saberes Indígenas na Escola - Sul da Bahia

       IFBA - Porto Seguro

 2016 -2017

Acesse

logo uneb quadrada.jpg

RELATÓRIO DO ENCONTRO  DOS PROFESSORES CURSISTAS NA ALDEIA KIRIRI – MIRANDELA

 

Por: Edivânia Batista Almeida Kiriri, Elaine Batista Almeida Kiriri e Paula Batista de Almeida  Kiriri

 

O programa saberes indígena na escola tem ajudado muito as comunidades no desenvolvimento dos conhecimentos tradicionais, pois a cada formação se aborda um tema que está sempre direcionado ao desenvolvimento a cultura, a tradição e ao cotidiano de nossas comunidades. Contudo o encontro realizado neste período de 17 e 18 de março foi de grande relevância, pois, foi abordado à questão do PPPEI. Atualmente a escola juntamente com a comunidade é a mediadora e uma ponte para revitalizar e preservar a identidade do nosso povo, ajudando na reflexão da nossa importância como membros do mundo natural e social e do que é mais importante para nossa existência.

 

Pensar e construir um Projeto Político Pedagógico Indígena diferenciado é um desafio, e não é algo fácil, durante a formação foi discutido o que já sabíamos sobre o PPP, discutiu-se também o conteúdo de um PPP que as escolas têm que ter e o PPPEI que as escolas indígenas precisam ter, pois PPPEI é uma memoria, um plano do que se precisa para continuar, foi um tema bem debatido, pois os cursistas interagiram com o tema, respondendo questionários, como nossa escola já tinha um PPPEI, foram através do debate revisado sobre o que ainda precisaria ser colocado.

 

Foram discutidas questões a cerca do que esta faltando para reforçar a presença da comunidade na escola, pois a cada dia esta ficando mais raro essa cumplicidade. Refletiu-se propostas a cerca da aprendizagem dos estudantes e a importância de trazer com mais frequência os anciões para este ambiente.

 

Além disso, fizemos breve debate e diálogos em grupos sobre a importância do PPPI para as nossas escolas e o que deve constar no mesmo, pois, é um documento continuo, que toda escola deve ter, nos grupos de atividades os cursistas fizeram relatos, leitura de textos, responderam as questões propostas e a partir dessas analises perceberam que o que tinham não atendia as necessidades da escola. Diante disso o PPPI vem sendo construído coletivamente, para só assim, podermos organizar o espaço de aprendizado, o trabalho pedagógico da equipe educativa, na qual supre as necessidades da comunidade escolar.

 

Por tanto a formação foi de grande importância para refletirmos nossa pratica tanto na comunidade como em sala de aula.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
Sem título-1.jpg
pos graduação.jpg
saberes.jpg

FORMAÇÃO DA ALDEIA TUXÁ BANZAÊ 

                                                                                         Por: Iara Tuxá Banzaê

 

Este relato é o resultado da experiência do encontro dos professores indígenas da Aldeia TUXÁ BANZAÊ  com o tema PPPEEI  (Projeto Político Pedagógico em Educação escolar Indígena) que tem como finalidade a identidade escolar de cada povo especifico. Iniciamos com uma dinâmica do conhecer o seu vizinho com o objetivo de qualificar e reconhecer a importância da coletividade e as perdas com o individualismo. Foram momentos de descontração e muitos elogios que muitas vezes não temos tempo de reconhecer no outro que esta sempre ao nosso lado.

 

Em seguida foi apresentada a pauta do dia, onde como orientadora da turma fiz uma apresentação da Ação Saberes Indígenas na escola, seu objetivo maior e toda sua importância como pesquisa, aprendizado e conhecimento. Foi apresentado todas atribuições e compromisso tanto do orientador e principalmente dos professores. Enfatizamos principalmente a questão da bolsa como sendo uma ajuda de custeio para as pesquisas realizadas pelos professores atuantes no projeto e frisamos a importância principal “ O Conhecimento e aprendizado” da Ação Saberes é mais valoroso do que a quantia recebida no valor de 200,00 para cada bolsista.

 

Houve falas a respeito de conscientizar a importância da Ação e das produções construídas pelos professores em exercício na sala de aula trabalhadas com os alunos diariamente. No momento aberto aos professores foi lembrada a importância do Projeto Político Pedagógico que esse documento é a identidade de um povo suas especificidades e suas características próprias tudo se encontra nesse documento, a professora Elzimar ressaltou a belíssima construção do documento elaborado com ajuda da comunidade escolar e da própria comunidade em geral, cada ponto apresentado no documento foi uma volta ao túnel do tempo.

 

A professora Ilclenia ressaltou a importância da atualização do documento anualmente e que era de fundamental importância a colaboração de todos. O encontro transcorreu com a continuação da pauta, onde se falou da produção do material, onde foi dividida a turma por series e disciplinas, por exemplo, num determinado grupo ficaria os pros de alfabetização e presinho com a disciplina de português. Foi lançada a ideia de construir material de acordo com o dia a dia, um determinado tema trabalhado dentro do plano de curso ser construído baseado na vivencia sem fugir do contexto e as atividades seriam baseadas no próprio tema, diferenciando a metodologia dentro das próprias atividades, na questão da disciplina de matemática focar a vivencia e os números, chegou-se a conclusão que as aulas praticas surtia mais efeito na aprendizagem do aluno, onde através dos jogos confeccionados pelos professores e alunos se trabalharia os números e as quatros operações, a visita aos roçados e cisternas, trabalharia as figuras geométricas.

 

Ficou acertado que as produções aconteceriam mediante as próprias aulas nas determinadas disciplinas e com base na carga horária distribuída para cada dia da semana, foi questionado com faria com o fundamental I e o ensino médio, a diretora Ilclenia salientou a ideia da produção de um material também especifico para o ensino médio.   Os professores TUXA BANZAÊ manifestaram em suas falas em relação à construção do material os aspectos sociais universal, sem deixar de focar nas particularidades do conhecimento diferenciado e linguístico do letramento. Nossa comunidade escolar atualmente recebe um publico de outras realidades indígenas e não indígenas diferenciadas então têm-se a preocupação de atender as expectativas de aprendizagem de todos, e a construção desse material especifico é de suma importância e de grande apoio com subsidio dentro da nossa escola.

 

No decorrer da apresentação da pauta foi lembrada a importância da presença e da frequência, sem o compromisso desses dois itens não teria a permanência no projeto. Nas falas dos nossos professores percebeu-se a dificuldade dos alunos em relação à leitura, ortografia e todos por sua vez se mostraram empenhados em encontrar metodologias diferenciadas para que essa dificuldade seja sanada, já interligando essas novas metodologias nas produções que farão diárias para o projeto saberes indígenas. Em nossa avaliação o encontro foi muito proveitoso com troca de conhecimentos entre os presentes.

FORMAÇÃO PPPEI NA ALDEIA XUCURU KARIRI E TRUKÁ TUPÃ

 

                                                                               Por: Telma Cruz Xucuru Kariri

 

A formação de março da Ação Saberes Indígenas na Escola aconteceu nos dias 20 a 21 na aldeia Xucuru Kariri com os professores dos povos, Xucuru Kariri e Truka Tupan, tendo como temática a construção do Projeto Político Pedagógico. Iniciamos as atividades com a apresentação do vídeo “Muito desgaste sem planejamento” e assim foi aberta, discussões sobre planejamentos. As questões norteadoras apresentadas abriram espaço para cada um colocar seu ponto de vista sobre o Projeto Político Pedagógico.

A leitura do texto e discussão “Projeto Político Pedagógico”, reforçou o entendimento de todos sobre este documento norteador da ação educativa. Foi solicitado um diagnóstico da comunidade local em que a escola está inserida, primeiro elemento fundamental para composição do PPPEI, feita a divisão das equipes e tópicos do diagnostico. O segundo dia 21/03 começou com a conclusão dos trabalhos do dia anterior e em seguida apresentação das equipes sobre o diagnostico da comunidade e marco situacional de todo o histórico da UEE. Apresentação e reflexão do vídeo “ Cultura Indígena” e  memoria da formação.

 

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CURSISTAS NA ALDEIA PANKARARÉ

 

                                                           Por: Leidizu Rodrigues Barros Pankararé

 

Dezessete e Dezoito de abril fizemos nosso Encontro de Formação da Aldeia no Colégio Estadual Indígena Ângelo Pereira Xavier. Iniciamos os trabalhos com um ritual de abertura e uma roda de TORÉ para nossos trabalhos serem abençoados pelos nossos Encantados. De início trabalhamos algumas questões norteadoras onde cada um fez uma breve reflexão acerca dos conhecimentos sobre o PPP para assim dar início a apresentação do slide que veio contextualizar as definições e importâncias da elaboração do PPP e finalizando com um vídeo para melhor compreensão do conteúdo. No período da tarde iniciamos com uma dinâmica (O laço e o abraço) e logo em seguida trabalhamos com um texto sobre o PPPI para depois fazer a apresentação em slide da Educação Intercultural e logo após em grupos trabalhamos algumas questões reflexivas para melhor compreensão e finalizamos o dia com a apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Escolar Indígena e o PPP.

O segundo dia de formação teve início com o ritual cultural de abertura em seguida fizemos a dinâmica “Comparando Imagens”, onde cada um visualizava em uma caixa um espelho e uma foto de um praia fazendo a reflexão da ligação da sua própria imagem com a imagem do praia e assim refletindo a seu papel cultural na comunidade. Realizamos a Oficina PPPEI - Avaliação e finalizamos os trabalhos com a elaboração do cronograma das equipes de trabalhos que irão dar início na elaboração do PPPI. O dia finalizou com o ritual de encerramento e uma roda de toré.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom